sábado, 20 de junho de 2020

A EVOLUÇÃO DO ANDROID: EM QUE ANO SURGIU O SISTEMA MÓVEL MAIS USADO DO PLANETA

O sistema operacional mais usado atualmente no mundo é mobile, sim, estamos falando do Android, anos atrás o sistema estava atrás da gigante Microsoft, mas recentemente, para ser mais preciso, no ano de 2017 o Android ultrapassou o Windows e se tornou o sistema operacional mais usado em todo o mundo.

O carismático robozinho verde, mais conhecido como ''Android'', foi criado em outubro de 2003, na Califórnia. Inicialmente "Android Inc.", como era conhecido, teve como primeiras intenções desenvolver um sistema operacional avançado para câmeras digitais, quando se deram conta de que o mercado destes dispositivos não era grande o suficiente. Desviaram então seus esforços para produzir um sistema operacional móvel para ser rival aos Symbian (SO da Nokia) e Windows Mobile.(SO da Microsoft).

O sistema só viria ser testado e de fato implementado em Smartphones em 2008, no qual o HTC Dream, também conhecido como HTC G1, lançado em outubro daquele ano, foi o primeiro aparelho a usar a primeira versão do Android.

Imagem Reprodução / https://en.wikipedia.org/wiki/HTC_Dream

Desde então o Android não parou mais, e quando falo que não parou mais, eu me refiro ao mesmo em todos os aspectos, desde a sua evolução como sistema operacional, até a implementação do SO em várias marcas desde modelos de Smartphones e Tvs, até Geladeiras e vários outros eletro-eletrotônicos ao redor de todo o mundo.


NOMES DAS VERSÕES DO ROBOZINHO VERDE 

A primeira versão do Android, a 1.5 foi batizada com o nome de ''Cupcake'', curiosamente após o primeiro lançamento, todas as futuras versões teriam o nome de um doce.
Segue abaixo uma ilustração com todas as versões e nomes batizados.

VERSÕES E NOMES ORIGINAIS TRADUZIDOS


1.5 Cupcake / Bolinho
1.6 Donut / Rosquinha
2.0 Eclair
2.2 Froyo
2.3 Gingerbrad / Pão de gengibre
3.0 Honeycomb / Favo de mel
4.0 Ice Cream Sandwich / Sanduíche de sorvete
4.1 Jelly Bean / Jujuba
4.4 KitKat
5.0 Lollipop / Pirulito
6.0 Marshmallow
7.0 Nougat
8.0 Oreo
9.0 Pie / Torta


Você deve ter percebido que algumas versões não teve o nome traduzido para o português, o motivo é muito simples, tais versões levam algum nome próprio, por isso não há tradução a ser feita. Também devem ter sentido falta das versões 10 e 11 do Android, mas justamente estas versões por serem as mais recentes, ainda não foram batizadas por algum nome próprio ou de algum doce.

0 comentários:

Postar um comentário

Drivers USB Necessários!