quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Downgrade/Reinstalação do Android 5.0.2 Lollipop Oficial - ATUALIZADO | Moto G 2014 XT1068/XT1069 DTV/XT1078


▶PRÉ-REQUISITOS:
1. Bootloader Desbloqueado - CASO NÃO TENHA O BOOTLOADER DESBLOQUEADO, CLIQUE AQUI E SAIBA COMO DESBLOQUEAR O BOOTLOADER DO SEU APARELHO.
2. Drivers da Motorola Instalados
NOTA: Para instalar o Android 6.0 via OTA sem problemas, é necessário ter o bootloader atualizado, na versão 48.82 ou superior.
Como atualizar aqui!
.....................................................................................



OBS: PARA O ADB FUNCIONAR NORMAL NO WINDOWS 10 INSTALE ESTE PROGRAMA

➡Drivers da Motorola: Servidor Original
➡ADB+Fastboot+Leia-me[COMANDOS]: MEGA
➡ADB+MFastboot+LogoMotorola: MEGA
COMANDOS (BLOCO DE NOTAS): GOOGLEDRIVE
.....................................................................................
↘↘Roms Atualizadas e prontas para receber a versão final do Android M 6.0, via OTA!!↙↙
➡Rom do XT1068: MEGA
➡Rom do XT1069 DTV: MEGA
➡Rom do XT1078: SERVIDOR 2

!!! ATENÇÃO IMPORTANTE !!!
CASO PERCA O SINAL DE REDE APÓS FAZER O DOWNGRADE SIGA ESTES PASSOS LOGO BAIXO:
CONHEÇA NOSSO CANAL NO YOUTUBE
1. BAIXE O ADB+COMANDOS E EXTRAÍA USANDO A SEGUINTE SENHA:  JONATHANDROID
2. DESLIGUE O APARELHO E LIGUE-O EM MODO BOOTLOADER NOVAMENTE (FASTBOOT)
3. COM A JANELA DO ADB ABERTA COPIE E COLE OS COMANDOS DO LEIA-ME QUE VOCÊ BAIXOU NO LINK LOGO ACIMA.
4. APÓS EXECUTAR O ÚLTIMO COMANDO NO ADB, PRESSIONE A TECLA “ENTER” DO TECLADO, PRONTO!

DEIXE SEU FEEDBACK LOGO ABAIXO!!

ASSISTA O VÍDEO LOGO ABAIXO
DEIXE SEU LIKE E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL, ABRAÇO!

216 comentários:

  1. cara só uma pergunta,eu vou voltar para o android 5.0?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano to tentando volta o meu xt1068 pra 5.o.2 nao to conseguindo e ele ta em 6.0 to querendo volta pq nao gostei da atualizaçao faz um video de como faz

      Excluir
    2. Já fiz um vídeo, clique alí para assistir (VÍDEO TUTORIAL), desbloquei o bootloader antes também fiz um vídeo no canal ensionando, tem o link do vídeo nesse post também, recomendo ler a postagem com atenção.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ensino como neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2eTTq6Wknbg

      Excluir
  3. Depois de atualizar para o 6.0 meu moto g2 xt1069 nao pega 3g o que eu faço, pode me ajudar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez um hard reset resolva.

      Excluir
    2. no meu tambem aconteceu isso se conseguir resolver me ajuda!!! plisss!!! thaylabrendaa@gmail.com

      Excluir
    3. Seguindo o passo a passo que deixei na descrição do vídeo, lá no youtube, vai resolver este problema de rede, faça aí e deixe seu feedback aqui, ou lá mesmo no canal, espero ter ajudado, abraço!

      Excluir
  4. Dar um hard reset faz ele voltar para o android anterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, isso pega no XT1544?
      Depois que atualizei pro Marshmallow 6.0 o wi fi e Bluetooth não pega, se eu voltar a atualização resolve?

      Excluir
    2. Não, faça um hard reset, talvez resolva, mas se preferir tem um tutorial de como reinstalar a ROM stock dele aqui no blog, acesse o marcador “REINSTALAÇÃO ROM STOCK” e reinstale a ROM stock dele.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Clique nos links logo abaixo da postagem, espere finalizar os segundos na parte superior direita da tela e em seguida clique para ter acesso aos links.

      Excluir
    2. Bom dia, cara não consegui baixar, poe me ajudar?

      Excluir
  6. Olá Jonathan blz..uma pergunta estou querendo voltar o meu moto g 2 xt1068 para o lollipop. Essa rom já está atualizada com aquela atualização de segurança ? Porque já voltei o meu aparelho uma vez para o lollipop e fui fazer essa atualização, aí deu hardbrick porque não sabia. Levei na assistência e por sorte trocaram minha placa de boa. Porque não conseguiram ligar o aparelho e ver que tinha desbloqueado o bootloader. Ah e tbm tinha atualizado porque não aparecia a câmera frontal do aparelho

    ResponderExcluir
  7. ai parceiro acabei de pegar meu cell na autorizada que ela trocaram a placa e agora meu xt1068 ta com a versao 6.0 tem como voltar pra 5.0.2

    ResponderExcluir
  8. Obrigado deu tudo certo aqui, fiquei sem sinal de operadora mais segui o outro tutorial e ficou tudo ok. nota 10 seus tutorias, vou deixar aqui só uma dica para quem tem o windows XP e não consegue abrir a janela de comando: baixa esse arquivo aqui e instala ele (http://www.mediafire.com/download/9q9knxul8bxv37g/cmdherepowertoysetup.exe ) depois de instalado basta clicar com o botão direito do mouse e vai aparecer a opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo!
      Que bom que deu tudo certo, seguindo os procedimentos não terá problemas, obrigado pelo seu feedback, ele é muito importante para mim e para os outros usuários, abraço!

      Excluir
  9. Ganhou mais um seguidor e mais um que segue seu canal no youtube.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Nenhum link está off! Todos os links estão online e funcionando perfeitamente, tente baixar novamente.

      Excluir
  11. o problema é que vc não ta fechando a propagando no canto superior direitos da tela ,tente isso que da certo! ;)

    ResponderExcluir
  12. Meu celular estava sem pegar direito sinal da OI, onde moro a rede saia constantemente, e para voltar tinha que colocar modo voo ou reiniciar,quando chegava no trabalho onde tem sinal da oi do mesmo jeito,tinha rede mais dava rede indisponível,fiquei encabulado e troquei o celular por outro,sendo a mesma marca e modelo, MOTO G 2014 xt1068 e persistiu o mesmo erro,sendo que o da minha esposa é o mesmo e não acontecia esse problema no dela, pesquisei vários dias, até que enfim achei a solução. No meu caso era apenas a operadora OI.

    COMO SOLUCIONEI: Removi o cartão de memória e coloquei um papel sobre o chip da oi por ele ser mais fino que os outros e estou a 4 dias sem problemas.

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite, gostaria de saber se tem alguma solução para recuperar o moto g 2 de um amigo, ele nao fez o bootloader e o moto g2 travo fica somente na tela onde aparece o android com a msg (NENHUM COMANDO) e possível recuperar mesmo sem ter feito bootloader??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ter o bootloader desblouqueado e é necessário ativar a depuração USB para o pc reconhecer o aparelho, e para fazer isso tem que iniciar o aparelho, ir em configurações e ativar a depuração USB, sem a depuração USB ativada não é possível fazer nenhuma alteração no sistema do dispositivo, via fastboot.

      Excluir
    2. mas se o aparelho não liga! como é que ele vai mudar nas configurações e ativar a depuração?

      Excluir
    3. Se não liga, não vai dar certo, não tem o que fazer, você pode tentar mesmo assim, mas acredito que não funcione.

      Excluir
  14. Olá, uma dúvida... Tenho um XT1069 com o andoid Marshmallow, não estou gostando muito. Se eu fizer o downgread para o Lollipop e depois quiser atualizar via OTA para o Marshmallow novamente posso atualizar ou se eu atualizar depois de fazer downgread irá dar HARDBRICK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode, desde que a versão do seu bootloader seja a mesma ou superior, descrita lá na descrição do vídeo.

      Excluir
  15. Fiz mas continuou na porcaria do 6.0! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para dar certo é necessário ter o bootloader desbloqueado.

      Excluir
    2. Eu fiz exatamente tudo como o vídeo e continuou a 6.0, simplesmente formatou o celular.

      Excluir
    3. É necessário ter o bootloader desbloqueado, deixo isso claro no vídeo.

      Excluir
  16. Atualizei meu mto G2 para a versão 6.0 e ta ruim de sinal de rede oque eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um passo a passo para resolver isso lá no YouTube na descrição do meu vídeo, leia e siga o passo a passo. Link: http://bit.ly/1UVHO7t

      Excluir
  17. Atualizei meu mto G2 para a versão 6.0 e ta ruim de sinal de rede oque eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a descrição do meu vídeo lá no Youtube, tem um passo a passo para resolver este problema. Link: http://bit.ly/1UVHO7t

      Excluir
  18. Boa Tarde Jhonathan, vou fazer esse downgrade, ja fiz o procedimento do botloader desbloqueado, depois que eu voltar pro android 5 vou poder atualizar pro 6 normalmente via ota? nao vou precisar bloquear o bootloader de novo? como vejo a versao do bootloader?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode atualizar via OTA mas depende da versão do seu bootloader para não ter problemas .
      Para verificar desligue seu aparelho e ligue-o segurando o botão power+Vol- por alguns segundos e na tela que abrir terá a versão na parte superior esquerda da tela.

      Excluir
  19. Seu site e top, obrigado pela ajuda, o meu problema foi falta de paciencia em esperar o android 6 via ota e meu cel ficou um lixo do nada, por isso vou voltar e atualizar via ota

    ResponderExcluir
  20. boa tarde estou com um xt1078 preciso fazer o downgrade mas esta com o boot bloqueado me recomendaria algo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um vídeo no meu canal onde ensino desbloquear o bootloader, dê uma olhada.

      Excluir
  21. To com a versão 6.0 no moto g 2, e quero voltar pra 5.0.2 . Da certo?

    ResponderExcluir
  22. Amigo meu xt1078 atualizou para o 6.0, porem ficou uma bosta, trava muuuito, ele ta zerado, tem apenas whatsapp, Facebook e messenger... oq pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, o Marshmallow realmente não agradou a muitos usuários do Moto G2, apenas isso.

      Excluir
  23. como eu faco pra saber a versao do meu bootloader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desliga o aparelho e liga ele em modo bootloader (fastboot) Segurando o botão Power+ VOL- por alguns segundos, depois solte e verifique o número da versão na parte superior esquerda da tela.

      Excluir
  24. como faço para ter 4g no motog2 titan xt1069 tava pensando em colocar a rom do xt1078 sera q vai dar certo

    ResponderExcluir
  25. Atualizei o meu Moto G xt1078 pro Android 6.0 e ficou travando muito, se eu fizer tudo que ta no vídeo ele volta pro 5.0.2 direitinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porém é necessário ter o bootloader do seu aparelho desbloqueado.

      Excluir
  26. Atualizei o meu Moto G xt1078 pro Android 6.0 e ficou travando muito, se eu fizer tudo que ta no vídeo ele volta pro 5.0.2 direitinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porém é necessário ter o bootloader do seu aparelho desbloqueado.

      Excluir
  27. ola Jonathan, estou com um moto g xt 1068 e o mesmo ja foi feito o droungrade para o android 5.0.2 da tim mas ele esta desligando sozinho com frequencia e muitas vezes so liga quando conecta na tomada. se eu instalar esta rom limpa sem operadora sera que resolve o problema. se voce tiver outra solução me passa por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente resolva sim, reinstale usando a ROM do Blog. Abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  28. tem como baixar a room xt1068 sem ser pelo MEGA ? fui baixar deu sobrecarga :/

    ResponderExcluir
  29. Respostas
    1. Não, mas tem um tutorial aqui no blog para reinstalar a Stock no Moto G3. Entre no marcador "REINSTALAÇÃO ROM STOCK VÁRIOS APARELHOS" do blog.

      Excluir
  30. Respostas
    1. Links conferidos, e estão funcionando perfeitamente aqui.
      Tente novamente.

      Excluir
  31. jonathan, meu moto g2 fez o downgrade tudo certinho...porém deu o erro de rede e fiz o procedimento q vc colocou na descrição,porém, não mudou nada....oq eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, aqui funcionou perfeitamente, retire os chips e reinicie o aparelho sem eles inseridos. Após iniciar coloque os chips novamente, se ainda assim não resolver dê os comandos via fastboot novamente. Lembre-se de ativar a depuração USB.

      Excluir
  32. CARA APARTE DE ABRIR O
    COMANDO AQUI NA PASTA NA TA FUNCIONADO. NA ABRE, NEM APARECE A OPÇÃO: ABRI COMANDO AQUI... MAIS ABRE NA AREIA DE TRABALHO DO PC!

    OQUE EU FAÇO BROTHER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está fazendo algo errado, assista o vídeo novamente com atenção.

      Excluir
  33. Excelente tutorial, resolveu meu problema, obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Respostas
    1. É necessário ter o bootloader desbloqueado para funcionar, deixe isso claro no vídeo.

      Excluir
  35. link para drivers Motorola defasado. Favor atualizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum link defasado, o link é do próprio site da Motorola e está funcionando perfeitamente.

      Excluir
  36. Top amigo, fiz todo o procedimento, funcionou perfeitamente, ótimo, Downgrade realizado com sucesso.
    Obs.: Poste também o link do desbloqueio do bootloader, pois o que vejo e que não fizeram o desbloqueio e diz que não funciona.

    Ótimo tópico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado brother!
      Ótima sugestão, vou adicionar o link "de como desbloquear o bootloader" no artigo agora, muito obrigado pela visita e pelo seu feedback! Abraço.

      Excluir
  37. amigão, meu Fastboot é a versão 48.21, como faço para atualizar a versão para o 48.82

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe é o bootloader e não o Fastboot

      Excluir
    2. Se você instalar você atualizar para o 6.0 usando o método que tem aqui e no canal, deve atualizar seu bootloader.

      Excluir
  38. Android 6.0 e uma merda meu moto g 2 fico uma merca trava até pra digitar..

    ResponderExcluir
  39. instalei a rom errada no xt1078,(rom xt1068),fiz os procedimentos pra instalar a rom certa, porem nao esta instalando mais nenhuma rom, ainda tem como resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz mano! Acho que não instala porque a depuração USB deve está desativada, sendo assim não tem como reinstalar a ROM certa.

      Excluir
  40. CARA SO UMA PALAVRA.TU É FODA!!!VALEU

    ResponderExcluir
  41. Olá JonathanDroid, fiz o downgrade e funcionou quase perfeitamente,o único problema foi que a bateria não indica mais de 15% de carga, mesmo em carregamento, sabe se é possível resolver ou não tem mais conserto? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JonathanDroid, após deixar várias horas o smartphone conectado ao carregador, após um reboot ele voltou a medir a bateria corretamente. Isso faz de seu tutorial um sucesso 100% funcional.

      Muito obrigado.

      Excluir
    2. Que bacana meu amigo!
      Fico feliz em saber disso, muito obrigado pelo feedback e pela sua visita, abraço.

      Excluir
  42. Ola vc pode me dizer se tem como fazer um downgrade sem desbloquear o bootloader no moto G3 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Sem desbloquear não é possível, se existe alguma forma sem desbloquear o bootloder eu desconheço.

      Excluir
  43. ola boa noite! tenho um moto g2 xt 1068, fiz o passa a passo do video e o mesmo retorno pro 6.0 e nao pro 5.0.2, nao sei qual foi o erro,voce pode m ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, boa noite!!
      É necessário desbloquear o bootloader do seu aparelho para funcionar, é um dos pré-requisitos, inclusive deixo claro no início do vídeo e na descrição do mesmo. Abraço!

      Excluir
  44. qual a senha para o arquivo de recuperar o sinal?

    ResponderExcluir
  45. nao to conseguindo baixar os arquivos.
    me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta pular as propagandas na parte superior direita da página, caso abra outra página feche e volte para anterior e clique em “SKIP AD” e depois em “fechar propaganda”, e baixe os arquivos.

      Excluir
  46. jonathan o meu moto g 2 já esta na versao 5.0.2 , mais a camera frontal não funciona .... e num sei ql é o XL ou XLDV ??? não sei aonde sei verificar .... e se o meu android é o lollipo? teria cmo me ajudar ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tire a capinha dele e verifique atrás, vai ter o IMEI e o modelo dele.
      Se estar na versão 5.0.2 é lollipop, mas para dar certo esse tutorial, é necessário desbloquear o bootloader do seu aparelho, tem um vídeo no meu canal aonde ensino a fazer isso, não é garantido que a câmera volte a funcionar.

      Excluir
  47. Parabens e muito obrigado, meu moto g2 tava sem sinal a mais de 2 meses e eu ja tinha comprado outro. Agora tenho dois kkkk, atualizei ele para o 6.0 e nunca mais voltou o sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom parceiro, obrigado pela visita e pelo feedback!

      Excluir
  48. ja tinha instala da todas as rom que eu achei para o xt1068 e nada funcionava, baixei o seus arquivos e ate que em fim funcionou, muito bom seu aquivo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom brother, obrigado pelo feedback mais uma vez!

      Excluir
    2. Que bom brother, obrigado pelo feedback mais uma vez!

      Excluir
  49. to com um problema que meu celular demora muito pra carregar desde que atualizei pro 6.0, será que voltando ao lollipop resolve isso?

    ResponderExcluir
  50. Os comandos para o sinal voltar, é para colocar tudo de uma vez ou um por vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro coloca: fastboot devices, e em seguida o restante de uma vez.

      Excluir
  51. Após fazer o downgrade para o android 5 , o meu moto g 2 ficou sem sinal de rede, o chip nao aparece, sinal de rede indisponivel, ou seja, erro ao pesquisar redes, como que eu faço para consertar o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia todo o artigo com atenção, deixei um passo a passo de como resolver isso.

      Excluir
    2. Fiz o que você ensinou para consertar, mas continua do mesmo jeito e nem o cartão de memória reconhece também.

      Excluir
  52. Olá, meu moto g parou de pegar a cam frontal depois da atualização do marshmallow, será q volta a funcionar se eu voltar p o lolipop? Antes da atualização estava normal...

    ResponderExcluir
  53. Eae, boa noite quando tento descompactar a pasta pra recuperar o sinal diz q nao tem arquivos pra extrair como resolvo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim diz que não tem arquivos para extrair?
      Como deixo neste artigo, e lá na descrição do vídeo no YouTube, é preciso botar uma senha para descompactar esse zip para correção do dos chips, leia novamente com atenção a postagem, se der erro, atualize o seu WinRAR, abraço!

      Excluir
  54. A senha está descrita no artigo, é:JONATHANDROID

    ResponderExcluir
  55. olá, estou com o android M, e eu quero voltar pro kit-kat pode ser feito? algum problema? o meu bootloader é oque você cita no video.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas não é o recomendado fazer e eu também não recomendo. Recomendo voltar para o Lollipop primeiro e só depois para o KitKat.

      Excluir
  56. Não reconhece o meu chip após o down. o que devo fazer?!

    ResponderExcluir
  57. Rapaz, ta dando que todos os links foram removidos...
    Fiz o upgrade pro 6.0 mas a desgraça do chip parou de funcionar, ai pensei em voltar pro 5.0.2 mas nao ta dando pra baixar nada, como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é o problema? Após acessar o link, clique em “SKIP AD”, se abrir outra página feche, que vc volta para a página anterior, nessa página clique em “Pular propaganda” novamente se abrir outra página feche, que vai carregar o link do download da página anterior, se não funcionar tive o modo desktop do navegador caso esteja pelo celular.

      Excluir
  58. Fala Jonathan tranquilo?
    Meu G2 tá na stock 6.0 (nada agradável).
    Consigo fazer o downgrade pelo recovery? Pra fazer root no MM instalei o SU pelo recovery, tem como fazer isso no Lollipop, se sim vc pode me disponibilizar um link do arquivo? Em contrapartida quero agradecer o excelente trabalho no seu blog, super intuitivo e se seguir o tutorial a risca nunca dá erro!!

    ResponderExcluir
  59. Fala Jonathan tranquilo?
    Meu G2 tá na stock 6.0 (nada agradável).
    Consigo fazer o downgrade pelo recovery? Pra fazer root no MM instalei o SU pelo recovery, tem como fazer isso no Lollipop, se sim vc pode me disponibilizar um link do arquivo? Em contrapartida quero agradecer o excelente trabalho no seu blog, super intuitivo e se seguir o tutorial a risca nunca dá erro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado brother!
      Pode sim, o link você encontra em todos os artigos de ROM, acesse alguma postagem de ROM para o moto g2 e baixe o arquivo SU, e pode flashear via recovery que dá certo, abraço!

      Excluir
    2. Vlw, vou fazer e deixo o feedback... Abraço!

      Excluir
    3. Tentei fazer pelo recovery, da erro... Quando vou flashear a ROM diz q não foi possível encontrar o arquivo META INF...

      Excluir
    4. Como assim flashear a ROM? Você num estava falando do root???

      Excluir
    5. Kkkk, não... Lê de novo:
      Fala Jonathan tranquilo?
      Meu G2 tá na stock 6.0 (nada agradável).
      Consigo fazer o downgrade pelo recovery?
      Hahahahah, de qualquer forma pelo recovery não rolou, mas fiz pelo tutorial, ficou perfeito... Ta uma nave!!!

      Excluir
    6. Putz kkkk agora sim!
      Que maneiro brother, obrigado pelo feedback, Deus te abençoe!

      Excluir
  60. Exceleente! Me ajudou demais, podem confiar, apenas fiquem atentos a perda de sinal da operadora e a resolução de tal problema descrita também aqui neste artigo. Nota 10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom meu amigo!
      Não esquece de deixar aquele like no vídeo e se inscrever para me incentivar a fazer mais vídeos e também para ficar por dentro de mais tutoriais para o seu aparelho, é claro! Muito obrigado, que Deus te abençoe meu irmão!

      Excluir
  61. Boa Noite,
    Qual a diferença entre os dois arquivos ?
    ADB+Fastboot+Leia-me[COMANDOS]: MEGA
    ➡ADB+MFastboot+LogoMotorola: MEGA
    quando tento juntar as duas pastas tem arquivos que são comuns e tenho que substituir, qual dos dois eu uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São programas com as mesmas funções, porém com comandos diferentes. Nesse caso, use cada um na sua pasta, não junte ambos na mesma. Siga o vídeo e risca.

      Excluir
  62. COmprei um celular que não funciona o Gps de jeito nenhum.. o modelo é o moto g2 XT1068. Liguei na assistência falaram que pode ser problema de software... COmo faço isso? Tem algo no seu blog que me ajude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um tutorial sobre isso, vá no marcador “TUTORIAIS” e dê uma olhada, como corrigir esse problema, e veja se funciona. Deixe seu feedback, até mas!

      Excluir
  63. segui todos os passos, mas nao reinicia, fica parado na tela... "WARNING BOOTLOADER UNLOCKED".
    o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo errado você está fazendo.

      Excluir
    2. o que poderia ser...esta passando sem erro, as etapas

      Excluir
    3. realizei os comandos um a um e percebi 2 erros, nos comandos abaixo
      fastboot flash motoboot motoboot.img

      fastboot flash system system.img_sparsechunk.5

      como proceder

      Excluir
    4. consegui a tela de nenhem comandotentei o factory reset e apareceu a seguinte mens.
      blkdiscard on partition/ved/block/platform/msn-sdcc/by-name/cach failed cache wipe falied
      o posso fazer?

      Excluir
    5. É necessário desbloquear o bootloader para dá certo. Link no início do post.

      Excluir
    6. tenho o bootloador desbloqueado..o que significa o erro blkdiscard on partition

      Excluir
    7. Esse erro acontece geralmente devido a arquivo corrompido (tem que baixar de novo) ou devido a versão do seu recovery, nesse caso deve ser algum arquivo corrompido ou comando digitado errado ou algo do tipo.

      Excluir
  64. Ola amigo nao sei se foi postada a minha pergunta mas nao apareceu aqui. quero instalar uma custom recovery e fazer o root.
    preciso desbloquear o bootloader antes de instalar o root+custom recovery?
    e depois que fizer esses passos ainda posso fazer o downgrade para o 5.0.2 sem problemas?
    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é necessário desbloquear o bootloader antes, e após isso, pode fazer downgrade sem problemas, instalar um recovery, uma Rom e fazer root.

      Excluir
    2. Sim pode, mas deixe para instalar o twrp depois de fazer o downgrade, pois se instalar antes, após reinstalar o Android 5.0.2 vai ter que reinstalar o twrp pois vai sair.

      Excluir
  65. Ola Jonathan tudo bem?
    Fiz o procedimento certinho, porém, o sinal da rede parou de funcionar.
    Realizei o procedimento para correção e mesmo assim nao corrige de jeito nenhum.
    Estou pensando que o problema deve ser por que estou morando na Italia, e esse celular foi comprado aqui. O chip que utilizo é o Vodafone (só da europa) vc acha que o problema pode ser isso?


    Obrigado pela atenção e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada haver, se funcionava antes do procedimento tem que funcionar depois, algo errado está fazendo. Recomendo refazer os procedimentos. Refaça e traga seu feedback. Abraço!

      Excluir
  66. Jonathan, estou fazendo o procedimento e não consigo retornar do android 6.0 para o 5.0.2, vc está em SP, tem como levar o celular pra vc dar uma olhada? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que desbloquear o bootloader para voltar sem problemas. Eu não estou em SP.

      Excluir
    2. Grande Jonathan, vc é ninja cara...!
      Após seguir seus passos, finalmente consegui retornar a versão Android do meu XT1069 de 6.0 pra 5.0.2. Só tive um pequeno problema no momento de logar no site da Motorola, deu um tal de "Erro Desconhecido", mas resolvi logando no site dos EUA, pra isso tem que trocar localidade, localizado no rodapé da página.
      1º tive que remover desbloqueio do bootloader, depois foi só repetir os passos e pronto, tudo certo!
      Valeu mesmo cara, obrigado...!

      Excluir
    3. Que bom que conseguiu amigo, muito obrigado pelo feedback e visita, até+ Abraço!

      Excluir
  67. Bom dia! Cara, o meu fica dando só "FAILED(remote failure)" e não me deixa desbloquear o bootloader! Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde brother!
      Está ativando a depuração USB?
      Instalou os drivers da motorola no pc? Ele está reconhecendo o seu aparelho?

      Excluir
  68. nao ta pegando chip nessa versao o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixei um tutorial para resolver isso acima, leia com atenção!

      Excluir
  69. olá gostei muito do tutorial mas tipo assim vc não teria um outro link sem ser através do MEGA ? o mega é meio chatinho
    mas esta de parabéns

    ResponderExcluir
  70. Jonathan, tenho moto x 1geração e hoje atualizou para o android 5.0 e travou tudo.Como fazer para reverter e voltar para versão antiga e o celular voltar a funcionar normalmente?obrigada,Rejane

    ResponderExcluir
  71. Jonathan, tenho moto x 1geração e hoje atualizou para o android 5.0 e travou tudo.Como fazer para reverter e voltar para versão antiga e o celular voltar a funcionar normalmente?obrigada,Rejane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga os passos do vídeo usando a ROM 5.1 que tem aqui no site, lembrando que é necessário desbloquear o bootloader primeiro, tbm tem um vídeo aonde ensino a desbloquear o bootloader de qualquer aparelho da motorola, tem tudo aqui no site e no meu canal no YouTube.

      Excluir
  72. Você sabe como resolver a questão do ícone da câmera frontal que sumiu ? Não é câmera queimada,foi depois que atualizei para o 6.0 (moto g2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois não existe método 100% eficaz, então o recomendado é instalar a versão que a câmera funciona, e instalar o Android 6.0 via fastboot, para fazer isso, basta seguir este tutorial usando a ROM 6.0 do seu aparelho, que também tem aqui no blog.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  73. com o programa rsd lite vc instala qualquer versa da rom do moto g( bom fiz no meu moto g2 xt1069)
    posso ajudar, e com esse metodo meu celular atualiza normal motog2(xt1069), talvez fucione pra outros moto g. não saia daquela tela do branca do BOOTLOADER, depois nem aparecia mais devido que a bateria estava sem carga, dai abri o celular, desconectei o plug da bateria e achei os polos (+ e -) e coloquei pra dar carga direta com outro carregador, pq quando ele estava montado não carregava mais.
    PROXIMO PASSO COM A BATERIA COM CARGA.
    1-instale os driver da motorola
    2-baixe e instale o RSDLite6.2.4
    3-extaia a rom do celular em uma pasta
    4-depois coloque o celular em modo FASTBOOT
    5-abra o programa, na parte de cima vai ter "filename" olhe na frente vai ter os tres "..."(clica nele e navegue ate a pasta que vc extraiu a rom e clica no arquivo ==>> flashfile.xml <<== e de start).

    baixa rsdlite
    http://www.mediafire.com/file/e80vn5o3kixiu42/RSDLite6.2.4.zip

    ResponderExcluir
  74. na janela de comando quando eu ponho (fastboot devices) nao axa meu dispositivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem duas possibilidades para isso ter acontecido. Primeira e mais possível é que seu aparelho não tenha o bootloader desbloqueado. A segunda e menos provável, é que a entrada USB, ou cabo USB, esteja com defeito.

      Excluir
  75. jonathan . meu moto g2 xt1078 atualizou sozinho para o 6.0 depois dessa atualizacao, dle parou de funcionar a camera e nao pega sinal, se eu voltar ele para o 5.0.2 ele volta normal?

    ResponderExcluir
  76. Fiz o downgrade do android 6.0 para o 5.0.2 no moto g2 4g xt1078 e o ícone da câmera frontal desapareceu, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é para ficar assim, vários usuários fizeram o downgrade, eu fiz, e não tivemos esse problema.
      O que acontece é que o pessoal já vem com esse problema, e na esperança de resolver reinstalam o Android anterior, porém não é garantido que a câmera volte a funcionar. Não existe meio 100% funcional que resolva isso. Enfim, refaça a reinstalação. Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno Jonathan, depois do downgrade acabei atualizando via OTA e o celular desligou e não ligou mais, levei em uma assistência e o técnico disse que teria que reinstalar o software. Enquanto aguardo faço busca por tutoriais para tentar salvar o celular, pois o mesmo não entra no modo fastboot, pois não liga e o pc não reconhece, se conseguir repasso para todos, vi que muitos têm esse problema e acabam trocando a placa, sendo que é somente o software. Abraço.

      Excluir
  77. o meu celular é o moto g2 gt1069 quais são os progamas que eu irei precisar pra deixar o meu 6.0 pelo o 5.0.2 ??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arquivos necessários logo acima, abaixo de “DOWNLOAD”.

      Excluir
  78. Gostei muito das suas explicações depois que baixei a atualização do android Marshmallow 6.0 fiquei sem rede não reconhecia os chips, fiz os procedimentos que explicou resolveu o problema, você é fera meus parabéns, depois de pesquisar diversos foros só com vc consegui resolver o problema. O celular esta tudo funcionando só preciso resolver o problema da rotação invertida agora mais de tudo que vi por aqui vc é o melhor recomendo a todos usuários, meus parabéns pela sua publicação .valeu um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu irmão!
      Que bom que deu tudo certo, obrigado pelo retorno!

      Quanto a rotação da tela, você pode fazer um hard reset para tentar corrigir isso, mas se preferir ou se não resolver, baixe um aplicativo chamado “Set orientation” da Playstore é gratuito e simples de usar.
      Obrigado pela visita, abraço!

      Excluir
  79. atualizei para 6.0, posso fazer o downgrade para o 4.4 ou tenho que voltar pro 5.0.2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O recomendado é voltar para o 5.0.2 e só depois para o 4.4.

      Excluir
  80. jhonathan me ajude por favor, instalei a rom do 1068 no 1078 por engano, agora nao consigo mais voltar pra 1078, nao tenho mais o 4g, wi fi fica muito fraco e a rotação de tela ficou invertida. gleison85856395@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. Oba tudo bem?Espero que sim.Se eu estiver no bootloader 0x4887 é seguro fazer o downgrade do MM para o LL (marshmallow® > lollipop®)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sem problemas.
      Só não é seguro atualizar via ota (direto no celular) quando chegar o aviso de atualização disponível. Quando chegar não atualize.

      Excluir
  82. Cara, se eu instalar uma CM14.1 com o Android Nougat 7.1, e depois quiser voltar pra ROM 5.0.2 Stock, posso fazer o processo do vídeo? E o aparelho vai vir sem root?

    ResponderExcluir
  83. Perfeito, fiz ontem a noite, hoje estou atualizando os app pq fui dormir kkk, nao deu problema algum segui passo a passo e deu certo, infelizmente a versao 6.0 nao me foi satisfatorio em questao a rede da operadora e sem conecçao internet e 4g. Ate achei legal , porem o principal nao funciona direito. Obrigado ai pelo video e pela room. So nao estou entendendo o pq os jogos da SUPERCELL diz que nao posso baixar pela minha versão atual, apareceu isso apos o procedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom meu irmão que deu tudo certo! Obrigado pelo feedback!
      Só um alerta, não atualize via OTA (direto no aparelho) toda e qualquer atualização que chegar recuse, caso atualize você correrá o risco de queimar a placa do seu aparelho meu amigo, não atualize de maneira nenhuma via OTA. Quanto ao app/jogo, basta pesquisar no Google o APK, baixar e instalar normalmente, ativar a “fontes desconhecidas” que fica em “segurança” e pronto.

      Excluir
  84. Olá! Realizei o procedimento todo certinho, depois de instalar a room do xt1068 o meu celular perdeu o wifi e chip, em seguida segui o procedimento que você colocou ali em cima, que resolveu apenas o problema do chip, continuo sem wifi. Tem solução? Além de que minha câmera frontal não voltou a funcionar :/

    ResponderExcluir

Drivers USB Necessários!